Marcar presença na web de maneira efetiva tem se tornado vital para as empresas. Entretanto, muitas delas ainda têm dúvidas, sem saber quais as redes sociais mais usadas atualmente, e em quais deve investir.
De acordo com a Social Media Trends 2019, 96,2% dos usuários de internet fazem parte de alguma rede social. Logo, sua empresa não pode ficar de fora, de modo algum.
Sendo assim, vamos mostrar quais as redes sociais mais usadas, o objetivo e o perfil da audiência de cada uma delas para que sua campanha de marketing seja mais efetiva.
O Facebook ainda é a rede mais utilizada pelos empresários brasileiros, com 97,5% da preferência.
A possibilidade de conhecer pessoas diferentes, se relacionar facilmente com amigos e fazer novos negócios, tornou o Facebook um campeão de usuários.
Exatamente por esse motivo, para se destacar no meio dessa multidão, é que sua empresa tem de produzir conteúdo de qualidade, com fotos, imagens e vídeos.
Também é interessante sugerir sempre o compartilhamento dos conteúdos e responder aos comentários feitos pelos internautas.
O Instagram tem uso predominantemente para celular, e conquistou 89,4% das empresas em preferências para campanha de marketing.
O sucesso foi tamanho que em 2016 surgiu o Instagram for Business, com a possibilidade de criar perfis profissionais com posts patrocinados e métricas, assim como o Facebook.
Hoje também é possível obter dados, como alcance, engajamento e impressão dos posts, bem como melhores horários para postagens e dados mais específicos sobre os usuários.
O LinkedIn, com 56,4% da preferência das empresas. Mas não se engane. Essa rede social lançada em 2003 tem crescido muito em relação aos anos anteriores.
Voltado para o mundo corporativo, o LinkedIn é bastante utilizado por colaboradores de Recursos Humanos na captação de pessoas para o preenchimento de vagas. Afinal, ali você encontra todo o perfil profissional de candidatos, o que inclui recomendações de colegas e superiores, sendo possível analisar suas habilidades e competências.
- YouTube
O YouTube é um canal que também vem crescendo de forma expressiva. Com 47,6% da preferência das empresas, a rede social criada em 2005 ganha cada vez mais adeptos, pelo uso crescente de vídeos.
Os youtubers têm feito muito bem o seu papel, explorando o fato de as pessoas serem bastante visuais, sem contar que vídeos tem muito mais chances de viralização do qualquer outro conteúdo, pois é o que mais trabalha com nosso sistema sensorial.
Estatisticamente, as pessoas assistem a pelo menos 1 vídeo por dia e, para tanto, utilizam dispositivos móveis. Somando-se a isso, a possibilidade de transmissão em tempo real, as lives, geram uma audiência enorme.
O Twitter como rede social favorita pelas empresas, com o índice de 30,4%.
Criado em 2006, é muito utilizado para comentários de 140 caracteres a respeito de notícias veiculadas em outras mídias.
Assim, uma forma de utilizá-lo é aproveitar para disseminar o que você está lançando em suas outras redes, chamando o público-alvo a um maior engajamento com sua marca ou empresa.
Está precisando de gerenciamento para as suas redes sociais? Entre em contato conosco agora mesmo!